Adoro esta música. Tem uma força que me contagia. Faz todo o sentido na minha vida neste momento. Há alturas na nossa vida em que esta parece virar-se ao contrário e tudo parece mudar de repente ou em nós ou à nossa volta. São os fins de ciclo e início de novos caminhos. Todas as coisas acabam, nada é infinito. Às vezes, com medo, deixamos arrastar os finais, prolongando a dor de um afastamento que é inevitável.
Comparo isto tudo às fases por que uma pessoa passa quando recebe o diagnóstico que indica que tem cancro e vai morrer. A psiquiatra suíça Elisabeth Kubler-Ross observou que, ao saber de seu prognóstico, essas pessoas costumam passar por cinco fases: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. De início, a pessoa recusa-se a aceitar a situação. Depois, vem a fase da raiva, em que o doente se ressente dos que têm saúde e culpa médicos e familiares. A terceira fase, a da negociação, é caracterizada por tentativas de prolongar o inevitável (procura de medicinas alternativas, promessas feitas a Deus, entre outros...). A seguir, na depressão ou luto, ela sofre com o reconhecimento de que vai morrer. É uma espécie de preparação para a fase final, em que ela aceita seu destino, procura resolver pendências e se prepara para morrer em paz e com dignidade.
Com os sentimentos passa-se um bocado a mesma coisa. Quando nos apercebemos de que estão condenados passamos por essas fases todas, no fundo para nos preparamos para o fim do sentimento.
Sinto que me encontro numa fase de aceitação. De aceitar o final de algo que no fundo já terminou há algum tempo. É a hora de me libertar e prosseguir o meu caminho. Tenho a certeza que muita coisa boa me espera e que em breve tudo estará diferente. A minha amiga Célia tinha no MSN a seguinte frase: "Não percas tempo com alguém que não o quer passar contigo". E esta frase tem-me ecoado constantemente no cérebro. E faz todo o sentido. Eu quero gastar o meu tempo a ser feliz, não é a prolongar inseguranças e momentos que não me fazem feliz. Chegou o momento de perder o meu tempo com quem realmente o merece. :o)
Fica agora a música que me é tão querida e que me tem acompanhado bastante nos últimos dias:
Muzzle - Smashing PumpkinsI fear that I am ordinary, just like everyone
to lie here and die among the sorrows
adrift among the days
for everything I ever said
and everything I've ever done is gone and dead
as all things must surely have to endand great loves will one day have to partI know that I am meant for this world
my life has been extraordinary
blessed and cursed and won
time heals but I'm forever broken
by and by the way...
have you ever heard the wordsI'm singing in these song?it's for the girl I've loved all alongcan a taste of love be so wrongas all things must surely have to end
and great loves will one day have to part
I know that i am meant for this world
and in my mind as I was floating
far above the clouds
some children laughed I'd fall for certain
for thinking that I'd last forever
but I knew exactly where I was
and I knew the meaning of it all
and I knew the the distance to the sun
and I knew the echo that is love
and I knew the secrets in your spires
and I knew the emptiness of youth
and I knew the solitude of heart
and I knew the murmurs of the soul
and the world is drawn into your hands
and the world is etched upon your heart
and the world so hard to understand
is the world you can't live without
and I knew the silence of the world