terça-feira, outubro 24, 2006

Butterfly Wings


Revi há pouco tempo o filme "Efeito Borboleta" (The Butterfly Effect), um dos meus filmes favoritos. É uma grande história, que gira essencialmente à volta da pergunta: "Se pudesses voltar atrás e mudar alguma coisa no teu passado, fazia-lo, mesmo desconhecendo de que forma isso afectaria o teu futuro?". Faz-nos pensar nas decisões que tomámos ao longo da vida. Nos momentos em que poderíamos ter arriscado e não o fizemos, nas alturas em que cometemos erros absurdos que lamentamos, das palavras que ficaram por dizer, das coisas que ficaram por fazer.
Mas é aqui que eu vejo que tenho que me sentir feliz. Feliz porque olho para trás e pouco mudava. Feliz por sentir que segui sempre o meu coração, que nunca deixei de dar o espaço e oportunidade à felicidade. Feliz por ter sofrido verdadeiramente apenas uma vez, há muito muito tempo, pelo facto de ter cedido aos meus medos e devido a isso ter perdido alguém que Amei de verdade e ainda hoje me questionar acerca do que perdi. Feliz por essa lição me ter chegado para nunca mais deixar de tentar, ignorando qualquer receio. Feliz por achar que tudo o que fiz foi seguir sempre o coração e tentar sempre ser feliz. Feliz por sentir que nunca me acomodei, que nunca baixei os braços, que nunca fiquei parado à espera da felicidade. Feliz por ter a certeza que sempre fui leal para com os meus adversários, por não haver ninguém a quem chame "inimigo", por ter tentado sempre ser sincero e não me refugiar nunca em mentiras.
Ninguém é perfeito e todos erramos mas eu sinto-me completamente em paz comigo mesmo. Quando estou numa relação, estou-o apenas se achar que é para durar a vida toda. Quando digo "Amo-te", sinto-o de verdade. Quando confio, confio a 100%. Quando sorrio, faço-o por ter real vontade de sorrir. Se estou com alguém é porque quero estar ali, se não quisesse não estava. Não há paz maior do que sermos sinceros não só com os outros, mas connosco mesmos.

"Ao que a lagarta chama 'fim do mundo', o homem chama 'borboleta' " - Richard Bach