domingo, setembro 17, 2006

Asphyxiated

Ultimamente ando-me a desiludir em demasia com as pessoas. Quanto mais sei, quanto mais conheço, mais me desiludo. O mundo empurra-nos na direcção do egoísmo, para o "cada um por si" e nós seguimos. Vivemos cada vez mais isolados e afastados uns dos outros. Pode não ser em termos físicos, pode não ser a nível da convivência, mas em termos de sentimentos reais de Amizade sem qualquer outro interesse. Somos cada vez mais ilhas aglomeradas que nunca formam um continente.

Quanto mais conheço as pessoas mais as acho hipócritas e falsas. Quanto mais conhecimento tenho das suas vidas mais me impressiono com a forma como usam a mentira em seu proveito. Já não bastava o fast-food, sinto que nos tornamos uns aos outros em fast-people. É usar e deitar fora quando já não precisamos, quando já não nos é realmente útil.
Há uma contradição que me perturba que é o facto de ser mais fácil rodearmo-nos de gente quando estamos bem do que quando estamos mal. A tristeza acaba por afastar de nós as pessoas. Aproxima outras, sem dúvida. Mas no geral a solidão traz mais solidão. Quando estás bem, são muitas as pessoas que te dizem "se precisares de alguma coisa diz". Mas quando estás todo fodido, das centenas de pessoas que te dizem isso, só uma ou duas aparece para te puxar para cima. As outras até podem perguntar "como estás?" se te virem mas se por acaso estiverem meses sem te ver simplesmente não o fazem. Não há pergunta mais hipócrita do que "como estás?". A maioria das pessoas (todas?) pergunta-o por hábito. Não porque se interesse como realmente estás. Não porque tenha tempo ou paciência para ouvir outra resposta que não seja "está tudo bem". E nós sabemos isso. E por sabermos isso, mesmo que estejamos todos fodidos, respondemos "Está tudo bem" ou "Vai-se indo". O mundo pode ter desabado e a nossa vontade é de fugir para longe mas no entanto respondemos "Está tudo bem". É o mais fácil. Não ter que dar explicações a quem se está simplesmente a cagar para como realmente estás.

Ando cansado de me desiludir. Ando cansado da cobardia, hipocrisia, mentira e outras coisas que me desgastam tanto. Ando cansado de sentir que as pessoas vivem demasiado em sua própria função. Tenho uma forme enorme de me surpreender pela positiva. Tenho uma fome enorme de ser surpreendido... Às vezes penso se o problema estará em mim, se terei errado, se não terei estado lá quando precisaram de mim. Às vezes penso se terei criado uma imagem demasiado valorizada das pessoas e agora esteja a descobrir que afinal valorizei demais. Quando estás bem as pessoas parecem-te muito melhores. A cada dia que passa dou mais e mais valor à Sinceridade, pode ser cruel e dura mas é verdadeira e nunca nos desilude pois não nos chega a iludir.
-
-
"Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante." - Antoine de Saint-Exupéry