sábado, fevereiro 03, 2007

À procura da Terra do Nunca



"How far can your imagination take you?"


Hoje não me saiu da cabeça um filme que vi há 2 anos e qualquer coisa. "Finding Neverland" (À procura da Terra do Nunca). Vi-o com duas pessoas que queriam ver um filme de acção e não tiveram paciência para ficar até ao fim. Acabei por vê-lo praticamente todo sozinho. Marcou-me. Lembro-me de no fim do filme ter aquela sensação de vazio, como um buraco enorme no meio do peito. Um turbilhão de emoções complicadas. Ainda por cima estava sozinho no escuro. Lembro-me de ligar à minha namorada e de lhe dizer que me apetecia muito voltar à Eurodisney, libertar a criança que existe em mim. Lembro-me da nostalgia e tristeza de me aperceber de que teríamos que esperar cerca de 6 meses até conseguirmos ter tempo livre os dois. Nunca chegámos a ir...

É um filme que fala à criança que existe em nós. É um filme lento mas capaz de mexer connosco se o virmos não só com os olhos mas também com os sentimentos.

Tenho vontade de ir para a Terra do Nunca. O sítio onde as crianças nunca crescem. Sinto tantas e tantas vezes que as coisas da vida que me fazem feliz são muitas vezes as mesmas que faziam quando era criança. Tenho saudades da felicidade inocente. Tenho saudades de não ter praticamente responsabilidades nem de ter que fazer escolhas. Tenho saudades de os problemas nunca serem "problemáticos".

Tenho muitas, muitas saudades da Inocência. De acreditar que todas as pessoas são boas. De não me preocupar com o futuro. De acreditar nos sentimentos. Tenho saudades de acreditar que o Amor é maior que tudo, que tudo vence e que nos faz superar qualquer obstáculo.

Finding Neverland é sobre isso. Sobre a Inocência. Sobre o "fantasiar" mas acima de tudo sobre o "acreditar". Ao ver o filme revisitei-me. Revi a criança que existe em mim e que eu não quero nunca que morra. Porque o melhor do mundo é "rir". E para se rir de verdade não é preciso mais nada do que duas pessoas com imaginação. A mesma imaginação que nos faz sonhar, que nos faz acreditar e tantas vezes nos encaminha no sentido da desilusão, é também a nossa ligação mais estreita à Inocência e à criança que existe em nós.

O meu sonho é encontrar alguém que me permita "visitar" a Terra do Nunca constantemente. Alguém que, tal como eu, adore rir. Adore sonhar, adore imaginar. Alguém que acredite na inocência da felicidade.

Vens comigo à Terra do Nunca?


"As crianças nunca deveriam ser mandadas para a cama. Acordam sempre um dia mais velhas."

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Surpreende-me sempre como consegues ser tão oposto.Tanto és capaz de um texto completamente preverso como logo a seguir um a roçar a inocência, como dizes.
Nunca sei o que vai aí dentro.E quando penso que sei, surpreendo-me sempre.
Gosto muito do Ima "querido e carinhoso".

9:05 da manhã  
Blogger Gui said...

Beijinho, beijinho, com saudades...

Fiquei com tanta vontade de ver o filme!... De voltar à EuroDisney... Sim! E não me tinha voltado a lembrar disso! estranho como quando penso em fazer alguma viagem munca me lembro de voltar lá...

Não há nada melhor que dar conta que as pessoas na rua ficam a olhar para nós a sorrir porque estamos a fazer figuras "tristes", aos saltinhos como se tivéssemos 5 anos, a rir descontroladamente só porque sim, com os olhos brilhantes de felicidade... è muito bom sentir que somos felizes de tal modo que conseguimos despertar estas pequenas invejas inconfessáveis nas pessoas que se cruzam connosco, no meio da correria das compras ou de outro acto quotidiano qualquer...
O segredo do crescimento deve passar sempre por manter a inocência, os sonhos, as esperânças, o acreditar...
Tenho muitas saudades de ti!

Beijinho, beijinho...

2:38 da tarde  
Blogger EmanuelCB said...

Obrigado pelo comentário :)
Tb tenho muitas saudades tuas!!
Jinhos

11:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home